fbpx
Categoria: Economia, Mais Destaques

BNDES aprova financiamento de R$ 450 milhões à Embraer para exportação de aviões

Aeronaves da Embraer serão compradas por empresa dos Estados Unidos

Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil Publicado em 25/01/2021, às 15:29 • Atualizado em 25/01/21, às 15:52




Foto: REUTERS/Roosevelt Cassio

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 450 milhões para exportação de aviões brasileiros produzidos pela Embraer para a companhia aérea norte-americana SkyWest Airlines. A liberação é por meio da linha de crédito BNDES Exim Pós-Embarque, sendo a operação garantida por seguro de crédito chamado Aircraft Non-Payment Insurance (ANPI), operado pelo consórcio de seguradoras privadas Aircraft Finance Insurance Consortium (AFIC).

O BNDES destacou a estrutura inovadora do financiamento, em que, pela primeira vez, a instituição faz uma operação dessa natureza com seguro privado de crédito. “Trata-se de um marco para a fabricante brasileira e um importante instrumento na diversificação de garantias disponíveis para o apoio do BNDES às exportações do setor”, informou hoje (25) o banco.

Nessa modalidade, os recursos do BNDES são desembolsados em reais no Brasil, para a Embraer, que é a empresa exportadora. O financiamento será pago ao banco em dólares pela empresa estrangeira compradora dos bens. “Isso significa a entrada de divisas no país, a partir do apoio ao desenvolvimento industrial e à exportação de produtos nacionais de alto valor agregado”, completou.

A previsão é de que a SkyWest importe aeronaves modelo E175, que pertence à primeira família E-jets e é líder de vendas no seu segmento. O avião tem capacidade para transportar até 88 passageiros. Segundo o BNDES, mais de seiscentas aeronaves Embraer E175 estão em operação no mundo. O avião é ainda um dos modelos menos impactados pela crise mundial causada pela pandemia da covid-19.

Seguro

A AFIC é um consórcio de seguradoras privadas que oferece seguro de crédito para financiamento de aeronaves (ANPI), com classificação de risco investment grade e cobertura integral do crédito pelo prazo total da operação de financiamento.

SkyWest

O BNDES informou que a SkyWest, com sede em Utah, nos Estados Unidos, é um dos maiores e mais tradicionais clientes da Embraer. Além de ser a maior operadora mundial do modelo E-175, com 189 aeronaves, as subsidiárias da empresa já operaram aviões brasileiros de diferentes gerações: EMB-120 (Brasília), família ERJ-145 e, mais recentemente, o E-Jets.

Ainda conforme o banco, a companhia é hoje o maior grupo de transporte aéreo regional do mundo. Em 2019, transportou 44 milhões de passageiros em aproximadamente 2.300 voos diários para destinos nos EUA, Canadá, México e Caribe. Os principais clientes da SkyWest são Delta AirlinesUnited AirlinesAmerican Airlines e Alaska Airlines.

“Isso porque empresas aéreas regionais geralmente não vendem serviços diretamente ao consumidor final, usuário do transporte aéreo, e, sim, a empresas aéreas tradicionais (conhecidas como majors), por meio de contratos denominados Capacity Purchase Agreement (CPA), ou Acordo de Compra de Capacidade”, completou o BNDES.

O apoio do BNDES às exportações da Embraer, que começou em 1997, é importante para permitir que a empresa brasileira tenha competitividade similar a de suas concorrentes internacionais, que também contam com financiamentos dos bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação de seus respectivos países. A Embraer é líder mundial no segmento de jatos comerciais com capacidade de até 150 assentos.



Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades, Educação

Pindamonhangaba adia volta às aulas presenciais

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Pindamonhangaba adiou nesta quinta-feira (25), a volta às aulas presenciais, que estava prevista para a próxima …

52 minutos atrás
Cidades, Emprego

Balcão de Empregos de Taubaté oferece 30 vagas em diferentes áreas da cidade nesta sexta-feira

Foto: Divulgação/PMT
O Balcão de Empregos de Taubaté está oferecendo nesta sexta-feira (26), mais de 30 oportunidades em diferentes áreas de …

2 horas atrás
Cidades, Emprego

PATs de São José dos Campos e Jacareí oferecem 58 vagas de emprego nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta sexta-feira (26) cerca …

2 horas atrás
Cidades, Emprego

Suzano abre vagas de estágio em Jacareí

Foto: Divulgação
A fábrica da Suzano em Jacareí abriu inscrições para o programa de estágio “Plante o Futuro”. As vagas são …

3 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Doze praias do Litoral Norte estão impróprias para banho

Foto: Divulgação/Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb ) divulgou nesta quinta-feira (25) o boletim semanal de balneabilidade …

4 horas atrás
Cidades

Após chuvas, Taubaté realiza vistorias emergenciais

Foto: Reprodução/Arquivo
A Prefeitura de Taubaté realizou nesta quinta-feira (25) vistoriais emergenciais após quedas de árvores decorrentes das fortes chuvas.
Segundo a …

4 horas atrás
Economia

Índices de confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Foto: José Paulo Lacerda/CNI

A confiança dos empresários da indústria e dos serviços no país caiu de janeiro para fevereiro deste ano. O …

4 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

São José dos Campos registra pontos de alagamentos e queda de árvores após temporal

Foto: SP RIO+
As fortes chuvas que atingiram São José dos Campos na tarde desta quinta-feira (26) causaram alagamentos e quedas …

19 horas atrás
Cidades

Ilhabela notifica condomínios, pousadas e hotéis sobre descarte incorreto de entulhos

Foto: Divulgação/ PMI
A Prefeitura de Ilhabela iniciou na manhã desta quinta-feira (25) uma ação para notificar proprietários de condomínios residenciais, …

21 horas atrás
Cidades, Polícia

Polícia Militar inicia estudos para criação da Companhia da Força Tática em Caraguatatuba

Tenente-coronel André Luiz Paes e Prefeito Aguilar Junior – Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba informou nesta quinta-feira (25) que a …

23 horas atrás