Quem quer passar a vida fazendo algo de que realmente gosta, precisa saber dar tempo ao tempo. Autoconhecimento não se dá de uma hora para a outra.
Salvo para quem já nasce sabendo de seu propósito, se é que isso acontece, é preciso ter calma para encontrar o caminho. Mas o mineiro Nickson Gabriel, hoje residente em Jacareí, interior de São Paulo, encontrou um jeito de encurtar a distância.
Até pouco tempo atrás, ele era o típico executivo workaholic. Gerente de vendas, Nickson emplacava sucessos, mas não estava feliz. Então, decidiu dar um mergulho na espiritualidade, começou a estudar e criou o Jogo da Vida, uma metodologia de autoconhecimento através de jogo que combina a sabedoria milenar do Maha Lilah com a Jornada do Herói e os 12 arquétipos de personalidade.
Desde 2018 ele ministra cursos para habilitar terapeutas a usarem o método como um poderoso recurso de autoconhecimento. Através do Maha Lilah – O Jogo da Vida, o jogador é instigado a percorrer a própria jornada e a enxergar como se posiciona na vida.
Imagine olhar para o tabuleiro de um jogo e poder vislumbrar soluções para as suas questões de vida ou até mesmo problemas práticos. Mudar de cidade, fazer transição na carreira, ter um olhar mais atento para as relações familiares e amorosas – tudo isso são questões que podem ficar mais claras com O Jogo da Vida.
O método, criado pelo terapeuta especialista em jogos de autoconhecimento, tem base em conceitos da jornada do herói, de Joseph Campbell, e o conhecimento dos 12 arquétipos de personalidade, símbolos e imagens culturais registrados no inconsciente coletivo e revisitados pelo psicólogo suíço Carl Gustav Jung, por volta de 1919.
A jornada começa rolando os dados – o jogador escolhe a questão a ser trabalhada, seja pessoal, profissional, amorosa ou o que esteja querendo olhar mais profundamente – e literalmente se joga para o que vier, como na vida. Mas o que poderia parecer apenas um simples acaso é um convite instigante para o jogador fazer um mergulho profundo em si mesmo e se conhecer. “Nesse mergulho interior, o jogador vai tendo insights sobre o que está vivendo, de forma lúdica”, enfatiza Nickson Gabriel.
O Jogo da Vida é uma ferramenta que pode ser usada sozinha ou em terapias. Nickson Gabriel já formou mais de 1,5 mil pessoas, das quais 1 mil psicólogos. Estima-se que o jogo já tenha atingido mais de 10 mil pessoas através dos terapeutas.
Leticia Maciel é jornalista, pós-graduada em marketing digital e escreve neste espaço aos domingos. Seu instagram é @leticiamaciel08
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Pindamonhangaba adiou nesta quinta-feira (25), a volta às aulas presenciais, que estava prevista para a próxima …
Foto: Divulgação/PMT
O Balcão de Empregos de Taubaté está oferecendo nesta sexta-feira (26), mais de 30 oportunidades em diferentes áreas de …
Foto: Divulgação
Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta sexta-feira (26) cerca …
Foto: Divulgação
A fábrica da Suzano em Jacareí abriu inscrições para o programa de estágio “Plante o Futuro”. As vagas são …
Foto: Divulgação/Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb ) divulgou nesta quinta-feira (25) o boletim semanal de balneabilidade …
Foto: Reprodução/Arquivo
A Prefeitura de Taubaté realizou nesta quinta-feira (25) vistoriais emergenciais após quedas de árvores decorrentes das fortes chuvas.
Segundo a …
Foto: José Paulo Lacerda/CNI
A confiança dos empresários da indústria e dos serviços no país caiu de janeiro para fevereiro deste ano. O …
4 horas atrásFoto: SP RIO+
As fortes chuvas que atingiram São José dos Campos na tarde desta quinta-feira (26) causaram alagamentos e quedas …
Foto: Divulgação/ PMI
A Prefeitura de Ilhabela iniciou na manhã desta quinta-feira (25) uma ação para notificar proprietários de condomínios residenciais, …
Tenente-coronel André Luiz Paes e Prefeito Aguilar Junior – Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba informou nesta quinta-feira (25) que a …