fbpx
Categoria: Economia, Mais Destaques

Posto será obrigado a informar composição do preço de combustível

Decreto entra em vigor em 30 dias

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília Publicado em 23/02/2021, às 10:40 • Atualizado em 23/02/21, às 10:54




 Posto será obrigado a informar composição do preço de combustívelFoto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que obriga os postos revendedores a informar aos consumidores os preços reais e promocionais dos combustíveis. A medida foi publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União e entra em vigor em 30 dias.

“Os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”, diz o decreto.

As informações sobre as estimativas de tributos devem estar em painel afixado em local visível e deverá conter o valor médio regional no produtor ou no importador; o preço de referência para o ICMS, que é um imposto estadual que incide sobre mercadorias e serviços, inclusive combustíveis; o valor do ICMS; o valor das contribuições para o PIS/Pasep e da Cofins, que são impostos federais incidentes sobre os combustíveis; e o valor da Cide, outra contribuição federal sobre a importação e a comercialização de petróleo, gás natural, derivados e álcool etílico combustível.

Atualmente, a Cide está zerada para o óleo diesel. No caso do PIS/Pasep-Cofins, o governo federal anunciou que também pretender cortar temporariamente esses impostos sobre o gás de cozinha e o óleo diesel. Na última semana, o preço dos combustíveis nas refinarias teve novo reajuste. Desde janeiro, a Petrobras já reajustou três vezes o preço do diesel e quatro vezes o da gasolina.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que a medida dará ao consumidor a “noção sobre o real motivo na variação de preços” dos combustíveis. “Como a oscilação está atrelada aos preços das commodities [produtos primários] no mercado internacional, e suas cotações variam diariamente, o consumidor muitas vezes não compreende o motivo da variação no preço final”, diz a nota.

Aplicativos de fidelização

O decreto assinado por Bolsonaro também obriga os postos a informarem os descontos vinculados ao uso de aplicativos de fidelização. Nesse caso, deverá ser divulgado o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo; e o valor do desconto, que poderá ser pelo valor real ou percentual.

No caso de aplicativos que fazem a devolução de dinheiro ao consumidor, o valor e a forma da devolução deverão ser informados de forma correta, clara, precisa, ostensiva e legível aos consumidores.

A edição do decreto foi proposta ao presidente pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Minas e Energia e a Advocacia-Geral da União.



Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades, Educação

Pindamonhangaba adia volta às aulas presenciais

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Pindamonhangaba adiou nesta quinta-feira (25), a volta às aulas presenciais, que estava prevista para a próxima …

27 minutos atrás
Cidades, Emprego

Balcão de Empregos de Taubaté oferece 30 vagas em diferentes áreas da cidade nesta sexta-feira

Foto: Divulgação/PMT
O Balcão de Empregos de Taubaté está oferecendo nesta sexta-feira (26), mais de 30 oportunidades em diferentes áreas de …

2 horas atrás
Cidades, Emprego

PATs de São José dos Campos e Jacareí oferecem 58 vagas de emprego nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos e Jacareí disponibilizaram nesta sexta-feira (26) cerca …

2 horas atrás
Cidades, Emprego

Suzano abre vagas de estágio em Jacareí

Foto: Divulgação
A fábrica da Suzano em Jacareí abriu inscrições para o programa de estágio “Plante o Futuro”. As vagas são …

3 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Doze praias do Litoral Norte estão impróprias para banho

Foto: Divulgação/Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb ) divulgou nesta quinta-feira (25) o boletim semanal de balneabilidade …

3 horas atrás
Cidades

Após chuvas, Taubaté realiza vistorias emergenciais

Foto: Reprodução/Arquivo
A Prefeitura de Taubaté realizou nesta quinta-feira (25) vistoriais emergenciais após quedas de árvores decorrentes das fortes chuvas.
Segundo a …

3 horas atrás
Economia

Índices de confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Foto: José Paulo Lacerda/CNI

A confiança dos empresários da indústria e dos serviços no país caiu de janeiro para fevereiro deste ano. O …

3 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

São José dos Campos registra pontos de alagamentos e queda de árvores após temporal

Foto: SP RIO+
As fortes chuvas que atingiram São José dos Campos na tarde desta quinta-feira (26) causaram alagamentos e quedas …

19 horas atrás
Cidades

Ilhabela notifica condomínios, pousadas e hotéis sobre descarte incorreto de entulhos

Foto: Divulgação/ PMI
A Prefeitura de Ilhabela iniciou na manhã desta quinta-feira (25) uma ação para notificar proprietários de condomínios residenciais, …

20 horas atrás
Cidades, Polícia

Polícia Militar inicia estudos para criação da Companhia da Força Tática em Caraguatatuba

Tenente-coronel André Luiz Paes e Prefeito Aguilar Junior – Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba informou nesta quinta-feira (25) que a …

23 horas atrás