Comércio fechado em Aparecida – Foto: Divulgação
O prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira (Podemos), conhecido como “Periquito”, afirmou nesta quarta-feira (7) que mais de 80% da população da cidade está desempregada e que, caso a Fase Emergencial do Plano São Paulo seja prorrogada, a situação irá piorar.
“Quando nós estávamos naquela fase vermelha, a situação nossa já era de tragédia. Com o decreto emergencial, que nós tínhamos um pinga-a-pinga, quebrou resto. Agora se fechar, se continuar com o emergencial e tudo permanecer fechado, se não der um arzinho para que não haja mais asfixias socioeconômicas, eu nem sei te dizer o que vai ser da minha cidade”.
O prefeito disse, que a economia da cidade depende do turismo religioso e explicou os motivos para a alta taxa de desemprego na cidade.
“A nossa geração de empregos se prende a esse comércio, que tem ligação direta a peregrinação. Então 95% dos hotéis estão fechados, demitiram todos; os restaurantes estão fechados, demitiram todos; as lojas, a nossa feira de ambulantes, que é uma feira de caráter social, também está desativada”.
Assista a entrevista do prefeito de Aparecida na íntegra
Luiz Carlos afirmou que a prioridade da prefeitura, no momento, é manter a alimentação das pessoas. O prefeito cobrou medidas dos governos estadual e federal, frisando que Aparecida não tem dinheiro em caixa, pois a cidade já teria acumulado um grande déficit financeiro em 2020 e neste ano somente 10% dos moradores pagaram o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). “Se as pessoas não têm dinheiro para comer, muito menos para pagar os tributos” ressaltou o prefeito.
Leia mais: Comerciantes da Ceagesp realizam doação de 200 toneladas de alimentos para Aparecida
Por fim, o prefeito agradeceu a participação das pessoas que estão realizando doações e ressaltou o papel da mídia, informando a situação “crítica” que vive a cidade.
Quem tiver interesse em contribuir financeiramente com o Fundo Social de Aparecida pode adquirir informações pelo telefone (12) 3104-4000 (ramal 4045). Os que moram na região e querem doar alimentos, roupas ou produtos de higiene devem levar os produtos ao Centro Educacional do Jovem Aprendiz (Ceja/Cemep), na Rua Simplício Soares, sem número, centro, antigo Mercado Municipal.
Transporte público em São José – Foto: Divulgação/ PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos, publicou na última sexta-feira (9), …
Foto: Reuters/ Agência Brasil
Começa neste domingo (18) a chamada fase de transição do Plano SP, para o Vale do Paraíba …
Foto: Divulgação
Um incêndio atingiu uma loja de móveis na região central de Jacareí neste sábado (17).
De acordo com os bombeiros, …
1 dia atrásFoto: Bruno Motta/Photopress
O Santuário Nacional de Aparecida vai poder contar novamente com a presença de devotos em celebrações a partir …
Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV
O Vôlei Taubaté venceu o Minas Tênis Clube por 3 sets a 0, na noite desta sexta-feira (16), …
Foto: Divulgação/ Volkswagen
A Volkswagen irá conceder férias coletivas para cerca de 2.200 funcionários da fábrica de Taubaté, a partir de …
Foto: Divulgação/ Governo de SP
O governo de São Paulo criou, nesta sexta-feira (16), uma nova fase no plano de flexibilização …
Igreja de São Benedito em São José dos Campos – Foto: PMSJC
A Prefeitura de Ilhabela publicou nesta sexta-feira (16) o …
Foto: Agência Brasil
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (15) o reajuste no preço médio do litro do diesel e da gasolina, …
Foto: Divulgação
Em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira (16), o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), anunciou a flexibilização do …