
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, cumpre nesta quarta (30) e quinta-feira (1°), agenda em São José dos Campos. O ex-astronauta vai participar da premiação da Olimpíada de Astronomia e de solenidade no Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Nesta quarta-feira (30), no período da tarde, o ministro estará no Parque Tecnológico de São José dos Campos para participar da premiação da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e para a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes. Ambos os eventos contam com a participação da Prefeitura de São José dos Campos.
Já nesta quinta-feira (31), às 10h, Marcos Pontes irá ao Cemaden, também no Parque Tecnológico, para a solenidade de 10 anos da instituição. O ministro também vai inaugurar o primeiro radar dedicado ao monitoramento de toda a região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.
Já instalado, o radar RMT 0200 foi produzido com tecnologia nacional pela empresa IACIT, de São José dos Campos. O equipamento irá mapear e monitorar possíveis desastres em toda a região metropolitana do Vale do Paraíba, em municípios do sudoeste de Minas, do sul fluminense e nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.
O radar também marca a inauguração da nova sede do Cemaden no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O centro de pesquisas já está instalado no local, mas em área temporária. O novo espaço tem 60 mil metros quadrados e a área foi doada pela Prefeitura de São José. Ainda não há prazo para a construção, que custará R$ 100 milhões.